Seletividade alimentar: Em crianças autistas.
- Janaina dos Anjos
- 31 de mar. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 1 de dez. de 2023
A recusa alimentar é comportamento típico, apresentado no início da infância, esporadicamente, a criança apresenta comportamentos de recusa a comer, crises de choro, negociações, que pode se estender por curtos períodos.
Esse tipo de comportamento é um tipo de recurso usado pelas crianças para burlar regras e limites preestabelecido por seus responsáveis.

Entretanto, a casos em que essa situação prolonga-se por longos períodos ou até mesmo na fase adulta, esse quadro refere-se à seletividade alimentar, onde o indivíduo tende a limitar o consumo a diversos tipos de alimentos, de acordo com suas características organolépticas (cor, textura, cheiro, apresentação).
Isso dificulta o acesso a todos os nutrientes considerados essenciais para o desenvolvimento do nosso metabolismo, esse tipo de condição, é característica de crianças que apresentam o transtorno do espectro autista (TEA).
O estado nutricional do seu filho está diretamente associado à oferta adequada de todos os nutrientes, dessa forma é necessário oferecer opções de atividades que contribuem com aceitação de uma alimentação colorida, diversificada e apetitosa.
Contudo, a melhor forma de despertar o interesse pelos alimentos e por terapia alimentar, neste tipo de metodologia é usada vários recursos lúdicos para fazer aproximação respeitosa entre a criança e o alimento!
Quer entender mais sobre essa técnica entre em contato com a nutri agora!
Carinho
Janaina dos Anjos
Nutricionista infantil
CRN 18101579
#seletevidadealimentaremcriançasautistas#meufilhoeautistaenãocome#complicaçõesdoautismoinfantil






Comentários